Philataipei 2016 – Palmarés do Brasil

Nome do expositor Título da  coleção Classe de  competição Nº de  pontos Medalha
Antonio Perez Peixoto The stamp of 100 réis issue: Republican Dawn Filatelia Tradicional 83 Um Quadro
Everaldo Santos Navigation Lines serving South America: 1764 to UPU História Postal 97 Ouro Grande + PE
Demétrio Delizoicov Neto A Notable Presence Filatelia Temática 90 Ouro
Felipe César Borim Silvano Saint Dom Bosco Filatelia Juvenil 78 Prata Grande
Leonardo de Amorim Vidal Proofs, Varieties and Printing

Accidents about Brazilian Philately

Filatelia Juvenil 80 Vermeil
Luis Cláudio Fritzen The Submarine Filatelia Temática 85 Vermeil Grande
Maurício Melo de Meneses Rondon – The Marshall of Peace Filatelia Temática 67 Um Quadro
Sociedade

Philatélica Paulista

Boletim Informativo da SPP Literatura Filatélica 72 Prata
Wady Nagem Vidal  Air Mail Service in Brazil – 1925/1945 Aerofilatelia 85 Vermeil Grande

Não ao sucateamento da Filatelia – Petição ao presidente dos Correios

A S.F.R.G. apóia a petição criada pelo jornalista filatélico Marcos Boaventura contra as decisões tomadas pelos Correios em relação a assuntos diretamente relacionados à sobrevivência da atividade filatélica no Brasil. Segue o texto original, apoie você também:

Após anunciar que a partir do dia 31 de dezembro de 2016, 13 agências filatélicas serão fechadas em todo o Brasil, chega-nos a informação oficial de que a versão impressa da Revista COFI (Correio Filatélico) não mais circulará. Para amenizar, com uma desculpa que carece de maior confiabilidade, anunciaram que a revista será distribuída on-line, mas que este novo formato ainda não tem data previsão de início.

Estamos assistindo a um triste sucateamento da Filatelia por parte dos Correios. A impressão que fica é a de que algumas pessoas “aculturadas” querem acabar com a Filatelia. Por não terem o devido interesse e conhecimento do significado da Filatelia enquanto manifestação cultural e ferramenta auxiliar para a educação, querem rebaixá-la a um status menor. A Filatelia é parte importante do negócio de diversas administrações postais em todo o mundo, mas aqui não se investe e nem se aproveita este potencial de vendas dentro e fora do país com uma boa política de emissões e produção de produtos filatélicos, cuja qualidade é duvidosa, caro, mal distribuído em sua rede de varejo, pouco atrativo para jovens e adultos e inseguro a julgar pela quantidade enorme de falsificações.

Pensando em termos comerciais, o que te parece em vender ao usuário um direito a um serviço que não será utilizado? Parece ser um bom negócio, não é mesmo? Claro, se eu compro um selo postal que poderia ser utilizado para enviar uma carta para o outro lado do mundo e resolvo não utilizar o serviço (e simplesmente guardá-lo em um álbum para colecioná-lo) dou à administração postal uma ótima margem de lucro. Portanto, quando os correios vendem um selo novo, que não será circulado, vendem um “bem cultural”, pois o selo postal traz informações importantes sobre a fauna e a flora de um país, sobre seus vultos célebres, suas riquezas minerais, etc. No entanto a alegação para o fechamento de várias agências filatélicas é de que não lucro! Como assim?

Tenho visto ao longo dos anos, os trabalhadores das agências filatélicas serem dedicados, atenciosos, dando o melhor de si e, comprometidos com esta consciência de que Filatelia é sobretudo educação e cultura. No entanto, estes trabalhadores não podem fazer milagres diante da falta de investimento em recursos humanos, numa estrutura pouco inteligente e imposta de “cima para baixo”. O problema está em Brasília e não nos Estados.

Quanto mais os Correios investirem em Cultura, mais os produtos Sedex e Pac ganharão com isso porque gozarão de uma imagem mais positiva perante o consumidor do serviço postal. Queremos que a administração postal brasileira escute e estabeleça um diálogo construtivo com a comunidade filatélica, a fim de que a empresa encontrar soluções mais inteligentes, aliando a necessidade de ser mais rentável com o fomento da cultura.

Clubes, filatelistas, comerciantes, jornalistas filatélicos e fabricantes de materiais filatélicos devem se unir neste momento para tentar reverter este cenário. Já começaram as manifestações de norte a sul. É agora ou nunca. Não podemos parar. Vamos enviar cartas, telefonar, fazer abaixo-assinados, divulgar no Facebook e Twitter, encher a caixa de e-mail deles até que alguma coisa seja feita. Seja respeitoso ao fazer seu comentário. Vamos nivelar a discussão “por cima”.

Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem – por favor reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante.

Clique aqui para ler e assinar: nossa meta inicial é colher 100 assinaturas

Venda sob Ofertas da S.F.R.G. neste 22/10

A S.F.R.G. realizará em sua sede, neste sábado dia 22 de outubro, a partir das 10 h 15 min, sua tradicional Venda sob Oferta periódica.

Teremos muitos lotes de selos, envelopes e outras peças filatélicas, moedas brasileiras e estrangeiras, cartões postais diversos e muitos outros itens colecionáveis. Todos os lotes serão ofertados a preços iniciais muito abaixo dos valores de catálogo ou mercado. Compareçam e participem, ofertando ou adquirindo lotes.

Os associados da S.F.R.G. que quiserem encaminhar lotes de sua propriedade para esta venda sob oferta, poderão fazê-lo através de nosso 1° Secretário e responsável pelo evento, Antonio Paulo Ribeiro (aprfilatelia65@gmail.com).